1 de fevereiro de 2010

Dia do Quadrinho Nacional... em Campos? Nem pensar!!!


Eu estava certo. O Dia do Quadrinho Nacional foi comemorado, lembrado e citado por todos os jornais importantes de todo o Brasil. Sites de notícias, blogs especializados ou não, e um enxurrada de twitters. Campos dos Goytacazes, a terra que sempre deu as costas para os quadrinhos, cagou e andou para a data. E eu já sabia que isso ia acontecer. Ninguém escreveu uma linha sequer. O jornal O Diário não falou sobre o assunto, ignorou; a Folha da Manhã nem sabia que a data existia; e os blogs de notícias nem sabem o que significa a sigla HQ. Revistas então nem pensar, afinal Campos tem arremedos de revistas, que também deram de ombros para o Dia do Quadrinho Nacional.
Outro órgão que também esqueceu foi a Prefeitura de Campos, nenhuma alusão à data foi feita pelo poder público. Esse desconhecimento porém, já era previsível, já que durante o verão todas as baterias estão voltadas para o Farol de São Tomé.
A data - O Dia do Quadrinho Nacional foi instituído em 1984. Ângelo Agostini (o simpático senhor na foto), o primeiro quadrinista brasileiro, foi quem realizou a primeira história em quadrinhos, em seqüência e com um personagem fixo, no Brasil, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. O nome dessa HQ era: "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", que duraria nove capítulos.

0 comentários :