21 de outubro de 2009

Alguém ai se lembra de Rob Liefeld?



Alguém ai se lembra de Rob Liefeld? Pois bem, foi esbarrando em um de seus desenhos que resolvi desenterrar essa figuraça dos quadrinhos e escrever esse post.
As ilustrações aí ao lado, mostram bem por que Rob Liefeld ficou conhecido no mundo dos quadrinhos como o pior desenhista de todos os tempos. Além de não ter a menor noção de anatomia humana, Liefeld era arrogante e cobrava caro (?) pelo seu traço.
O Namor, a segunda ilustração desse post, que Liefeld desenhou para uma série de cards da Marvel, ganhou uns dezesseis músculos diferentes, todos inventados por Rob. Dá uma olhada no braço do Príncipe Submarino e veja se não tenho razão? Isso sem falar no desenho do Capitão América, o primeiro desse post, que virou um clássico e ganhou até uma paródia. Enfim, obras de arte.
A razão para que o Mucufo relembre a "obra" dessa criatura é que Rob Liefeld reclamou de Alan Moore; continua o projeto de desenhar a Bíblia; e está tentando, há um ano, terminar "Onslaught Reborn", uma minissérie de cinco edições semanal. Essa me pareceu uma boa ocasião para voltar a falar mal de Liefeld.
Outra boa mostra dos poderes de Liefeld está no site Progressive Boink, que fez uma lista dos 40 piores desenhos do dublê de desenhista. Problemas de anatomia e proporção; mulheres com a espinha dorsal em arco; pés e mãos pra lá de bizarros; olhos que nunca se abrem; os milhões de dentes na boca entre tantos outros "defeitos". Está tudo lá. Clique aqui e confira.
O que você precisa saber de mais importante antes de conhecer as aberrações que Rob Liefeld desenhou é que ele nunca viu ou conversou com uma mulher na vida e não tem idéia de como elas se parecem nem como o corpo delas funciona.
Rob Liefeld ainda é contratado para trabalhar nas grandes editoras de quadrinhos (Deve ter um empresário muito bom, tipo o que colocou o goleiro Doni no Roma da Itália). Ele é um dos artistas de HQ de maior sucesso, reconhecimento e popularidade na história, apesar de ser difícil de trabalhar, ególatra, teimoso e de perder prazos constantemente. Ele tem mais dinheiro do que muitos de nós vão ver na vida. E não consegue desenhar um pé.
Se quiser conhecer mais sobre esse "mago" dos quadrinhos entre aqui e descubra por que todo mundo que vê esses "coisas" que ele chama de desenhos, acredita que pode sair desenhando e se tornar um grande profissional de quadrinhos.

1 comentários :

jean claude sebastiao ribeiro disse...

Acho que voce se enganou , assim que eu bati o olho eu percebi que o desenho do namor foi feito por michel turner e eu confirmei pela assinatura em baixo.o michel turner sempre costuma desenhar os personagens com a definiçao dos musculos e na minha opinião desenha mil vezes melhor que o liefeld.