11 de agosto de 2008

Verdades que incomodam


A charge ao lado, foi feita pelo carioca Carlos Latuff, e foi considera pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio cabral, como de "muito mau gosto". Latuff, que tem um histórico de charges polêmicas, deu a obra para o Conselho Estadual da Criança de do Adolescente do Estado (Cedca)que utilizou o desenho em outdoors para chamar a população a participa de um ato público pela vida, realizado no Rio. O ato foi pautado pelos recentes casos de mortes de civis ocorridos no Rio de Janeiro. Inocentes e várias crianças perderam a vida em ações policiais somente este ano.
O protesto aproveitou também uma coincidência de datas. Marcou os 18 anos de criação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente - e os 15 anos da morte de moradores de rua em frente à Igreja da Candelária, no centro da cidade. No caso que ficou conhecido como Massacre da Candelária.
"Liguei para o presidente do Cedca e ponderei que considerava a imagem de muito mau gosto, que isso não ajudava em nada a causa da criança e continha mensagem grave e equivocada sobre a PM", disse o secretário da Casa Civil, Regis Fichter, ao Portal Imprensa. "Passa uma mensagem que não é a correta e não ajuda em nada." Segundo a reportagem do portal, o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, classificou o desenho como "fogo amigo". Os outdoors foram recolhidos.
Latuff postou um depoimento no site "Centro de Mídia Independente". Ele considerou corajosa a atitude do Cedca de "reproduzir uma de minhas mais duras charges sobre a violência policial que vitima diariamente crianças e jovens de comunidades pobres". Eu ainda não tomei café, estou com fome, por isso só vou comentar essa babaquice do Governo do Estado mais tarde.
Referências: Blog dos Quadrinhos da UOL

0 comentários :