2 de janeiro de 2011

ROM e os bons tempos da Marvel

Já faz algum tempo que tenho me lembrado de alguns bons heróis da Marvel que caíram no esquecimento. Na verdade foram boas histórias, ou boas sagas, com desenhistas e roteiristas infinitamente melhores do que os roteiristas de hoje, e por isso, marcaram época. Esbarrei agora a pouco com um dos heróis mais legais da Marvel na década de 80: ROM, o Cavaleiro Espacial. As histórias de ROM eram publicadas na revista do Hulk, e a saga do herói prateado saiu quase toda pela Editora Abril.
ROM nasceu, originalmente como um boneco. Um dos primeiros brinquedos com LED´s nos olhos e efeitos sonoros. O personagem nasceu da parceria entre a Parker Brothers, empresa que criou o brinquedo, e a Marvel Comics. O roteirista Bill Mantlo e o desenhista Sal Buscema eram os responsáveis pelas histórias. Como a dupla era uma das melhores do mercado a saga do cavaleiro foi um sucesso. As revistas foram publicadas de 1979 a 1985. No Brasil as histórias começaram na RGE e terminaram na Abril.
Rom era oriundo do planeta Galador. O planeta foi invadido por uma raça alienígena de metamorfos, os Dire Wraiths, no Brasil chamados de Espectros. Para proteger o planeta, foram recrutados voluntários que foram transformados em uma espécie de ciborgues e formariam uma guarda de Cavaleiros Espaciais. Os cientistas de Galador prometeram restaurar a humanidade dos voluntários assim que a guerra acabasse, então, Rom foi o primeiro a se oferecer para ser transformado em um robô prateado. Além da armadura, ele recebeu a arma mais poderosa de Galador: o Neutralizador, que, entre outros poderes, podia banir os alienígenas para o Limbo.
Rom, é claro, veio parar na Terra, lutou ao lado de dezenas de outros heróis e a bem amarrada saga acabou tendo um final apoteótico com a participação de vários heróis da Marvel.
Após o término da série, a Marvel perdeu os direitos sobre o visual de Rom, contudo, ele ainda fez algumas aparições em sua forma humana. Rom foi uma das poucas boas empreitadas da Marvel que deu certo, graças, é claro, à genialidade de Bill Mantol e os traços de Sal Buscema. Histórias como essa você não vê hoje por aí. Não há Universo Ultimate que faça algo parecido. Bons tempos não é "marvetes"... ah desculpe, acho que poucos marvetes de hoje se lembram disso...

2 comentários :

SrSeuPanda disse...

Essa época é muito boa pra mim que hoje tenho 37 anos, me lembrou bons tempos quando as histórias em quadrinhos da marvel eram bem melhores, o Hulk de Sal Buscema é um ícone, voltei a pensar na época em que ele perdeu o controle totalmente e foi exilado para a Encruzilhada onde passou um bom tempo passando por provações, bons tempos.

Parabéns pela postagem do Rom, Cavaleiro do Espaço, me lembro bem que ele era um dos personagens mais honrados que já vi nas hsitórias em quadrinhos, ele e o Surfista Prateado ficam no meu top 10 de melhores personagens até hoje.

Anônimo disse...

e realmente essa fase do hulk e muito boa mesmo sendo uma das melhores que ja li do personagem,enquanto realmente rom foi um dos bons personagens ja trabalhados pela marvel, acho uma pena a marvel nao poder mais produzir historias com o personagem classico e de muitos leitores atuais nao o conhecerem, realmente muito boas suas historia,so gostaria de saber mesmo oque ocorreu mesmo com ele atualmente que rumo seguiu sua historia em galador